PGFN lança novo sistema para contribuinte calcular melhores formas de quitar dívidas com a União

25 de março de 2025
Contábeis

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou o novo Sispar, um sistema que possibilita aos contribuintes simular, negociar e acompanhar suas dívidas com a União. A princípio, o serviço está disponível apenas para pessoas físicas, mas há previsão de expansão para as pessoas jurídicas em breve.

O sistema exibe automaticamente as melhores opções de negociação, permite a renegociação de dívidas já parceladas sem a necessidade de desistência prévia e possibilita a adesão simultânea a múltiplas negociações com apenas um clique. Além disso, oferece transparência sobre os motivos pelos quais uma negociação pode não estar disponível.

“Agora, basta que o contribuinte selecione suas dívidas e o próprio sistema exibirá automaticamente todas as opções possíveis, permitindo comparações diretas entre valores, descontos e prazos oferecidos”, detalha a procuradora da Fazenda Nacional responsável pela gestão do Sispar, Raquel Fernandes de Souza Mendes.

 

Dívidas que podem ser negociadas no Sispar

De acordo com a também procuradora da Fazenda Nacional, Flávia Caramaschi Degelo Zanetti, o Sispar permite a negociação de todas as dívidas administradas pela PGFN, incluindo débitos previdenciários, do Simples Nacional, inscritos em Dívida Ativa da União (DAU) e até créditos ainda não inscritos.

“Apenas as dívidas já negociadas em sistemas anteriores ao Sispar não estarão contempladas nessa nova modalidade. As dívidas temporariamente indisponíveis devido a exigências legais específicas serão claramente identificadas pelo sistema”, explica.

 

Como simular e negociar as dívidas

Para utilizar o novo sistema, o contribuinte deve acessar o portal de serviços da PGFN, realizar o login e selecionar o serviço "Negociar Dívidas". Em seguida, deve entrar no Sispar e escolher a opção "Simular/Negociar".

No painel, as dívidas serão organizadas por categoria (Simples Nacional, Previdenciária, Demais Débitos, Créditos da PGFN não inscritos em DAU). Cada grupo terá as opções "a negociar" e "negociadas", e o usuário pode selecionar dívidas individuais ou agrupá-las para simular as opções disponíveis simultaneamente.

Ao clicar em "Simular", serão apresentadas três categorias: "Opções de negociação", "Opções não disponíveis" e "Opções com análise pendente". O contribuinte poderá comparar diversas propostas, selecionar a mais vantajosa e adicioná-la à "Carteira de Negociação", onde ficará disponível por até duas horas.

Por fim, basta concluir a adesão com um clique, e o recibo será enviado automaticamente para a caixa de mensagens do portal Regularize.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Avenida Joventino Rodrigues, Lt 13 Lj 02 - Santa Luzia

Luziânia / GO - CEP: 72803-010

Contato

(61) 3621-2050

(61) 3621-4470

CRC

CRC/GO 002548/O

Sitecontabil © 2025 | Todos os direitos reservados