Com a aposentadoria dos Baby Boomers (nascidos até 1964), Millennials (nascidos entre 1980 e 1995) e Geração Z (entre 1995 e 2010) vêm assumindo papéis cada vez mais importantes nas empresas. Cada geração traz uma perspectiva própria, moldada por experiências e influências culturais distintas.
Enquanto os Baby Boomers priorizavam a estabilidade no emprego, Millennials e Gen Z valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, além de quererem contribuir para um impacto positivo na sociedade.
O norte-americano Peter Economy, especialista de liderança, assinou um artigo no site da revista Inc. falando sobre o tema. Ele escreve que, nos Estados Unidos, a força de trabalho combina Baby Boomers (15%), Geração X (31%), Millennials (36%) e Geração Z (18%). Com a saída gradual dos Baby Boomers, são os mais jovens que irão redefinir a cultura de trabalho dos próximos anos, com foco em tecnologia e propósito.
Para líderes que desejam se conectar efetivamente com Millennials e Gen Z, Economy sugere sete estratégias essenciais:
Adaptáveis e em busca de qualidade de vida, Millennials e Gen Z valorizam horários flexíveis e autonomia. Para Economy, é importante estar aberto a diferentes abordagens de trabalho e oferecer espaço para que cada um encontre sua melhor forma de contribuir.
Jovens profissionais desejam se sentir conectados ao propósito do que fazem. Defina uma missão e visão inspiradoras e atribua tarefas que alinhem suas metas pessoais aos valores da organização.
A velocidade e a concisão são essenciais para Millennials e Gen Z. Mantenha suas comunicações diretas e livres de excessos, facilitando a compreensão das mensagens.
A objetividade é importante, mas sem perder a clareza. Especifique objetivos, metas entregáveis com precisão, evitando ambiguidades e garantindo alinhamento nas expectativas.
Acostumados com a tecnologia, Millennials e Gen Z preferem interações digitais. Use ferramentas como portais de equipe, mensagens instantâneas e videoconferências para facilitar a comunicação.
Profissionais mais jovens buscam crescimento e desenvolvimento. Dessa forma, é essencial proporcionar feedback regular, avaliações de desempenho e caminhos claros para o avanço de carreira.
Conscientes e engajados, Millennials e Gen Z valorizam empresas que se comprometem com causas sociais. Economy afirma ser importante incentivar ações comunitárias e criar oportunidades para que todos possam participar.
Voltar para a listagem de notíciasEntre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.
Avenida Joventino Rodrigues, Lt 13 Lj 02 - Santa Luzia
Luziânia / GO - CEP: 72803-010
(61) 3621-2050
(61) 3621-4470
CRC/GO 002548/O
Sitecontabil © 2024 | Todos os direitos reservados